Destaque, Dicas de estudos, Dicas de português, Dicas para escrever bem, Educação, Enem, Notícias, Redação

Saiba como utilizar os textos motivadores para a sua redação do Enem

Confira as dicas sobre como aproveitar ao máximo essas informações

Quer treinar para valer suas produções como se tivesse fazendo a prova do Enem? Selecione uma proposta de redação disponível no site do Inep, leia com a atenção as instruções e não se esqueça de ler os textos motivadores.

O que são textos motivadores?
Os textos motivadores, também conhecidos como textos de apoio, são uma coletânea de materiais – que podem ser matérias jornalísticas, anúncios publicitários, infográficos, artigos, entre outros – organizados após o enunciado da proposta da redação, com o objetivo de auxiliar você a construir sua redação.

Para que servem?
Qualquer assunto pode se dividir em várias áreas, e essa coletânea serve para ajudar você a entender e traçar o caminho que o avaliador quer que seja seguido e escrito em sua dissertação.

Fazendo uma boa leitura desses textos, é possível alinhar/organizar ideias e conhecimentos sobre o que está sendo pedido e, principalmente responder três perguntas básicas:
O que eu vou/devo abordar? 
Será que preciso falar disso…  
Ou é melhor dizer sobre…

Destaque as informações mais importantes 
Busque pontos em comum entre um texto e outro e amarre-os fundamentando dados concisos em sua redação. É importante lembrar que não se deve copiar nenhum trecho para não zerar a avaliação.

Leia atentamente, também, os gráficos e infográficos fornecidos. Preparamos uma dica para aproveitar o máximo dessas informações.

E não se esqueça!
Escreva com coerência, coesão, bons argumentos e sugira uma solução para o problema apresentado.

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com