Destaque, Dicas de estudos, Educação, Enem

Prepare suas emoções para o dia do Enem!

Mais dicas de estudos? Como manter o foco? É possível atender a todas as expectativas e tirar nota 1.000 na Redação?

As dúvidas são inúmeras. Em um bate-papo pra lá de produtivo, a psicopedagoga Ana Paula Ribeiro, que recebe jovens e adolescentes em seu consultório, nos conta como é passar por essa fase com mais autoconfiança e tranquilidade e  dá aquela ajudinha para um dos momentos mais importantes da vida de qualquer estudante.

É preciso relaxar. A melhor maneira de se preparar é determinar algumas horas de seu dia para os estudos disciplinadamente, mas sem neuras. Organize-se aos poucos, identifique suas facilidades/dificuldades e faça uma lista delas. Mantenha o foco na lista das dificuldades para saber como você irá resolvê-las.

 
Descubra seu canal facilitador. O nome parece difícil, mas é simples de entender. Segundo a neurociência, existem três tipos de percepção ao estudar. Vamos às definições:

Existem aquelas pessoas que são mais visuais, ou seja, que absorvem melhor o conteúdo assistindo às aulas, a filmes ou a videoaulas; cinestésicas, aquelas que sentem necessidade de anotar tudo durante as explicações; e as auditivas, que captam as matérias só de ouvir as explicações do professor, ou escutando audiolivros.

Perceba como você retém conhecimento, para aprender mais e melhorar a qualidade de seus estudos, criando estímulos facilitadores de aprendizagem.

Peça sempre ajuda aos colegas, amigos e professores se não estiver dando conta de estudar sozinho ou muito ansioso.

 

Autoestima também conta muito. Então, prepare-se para o exame e dê aquela sacudida no corpo para atrair boas energias até a prova!

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com