Brasil, Destaque, Educação, Enem, Hot Topic, MEC

Entenda como funcionam os programas Sisu, Prouni e Fies

Fique por dentro sobre cada um dos programas oferecidos pelo Ministério da Educação (MEC), para ingressar na tão sonhada instituição que você escolheu.

Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

O Sisu é um sistema informatizado para estudantes que querem ingressar em instituições públicas, sejam elas federais ou estaduais. Para participar do processo, o estudante deve se cadastrar no portal do Sisu e, com base em sua pontuação da prova do Enem, consultar as vagas disponíveis dos cursos em cada instituição.

Programa Universidade para Todos (Prouni)

O Prouni oferece bolsas de estudos a estudantes de baixa renda em faculdades ou universidades particulares. Basta ter cursado o Ensino Médio em instituição pública ou ter sido bolsista em escola particular.

A partir da nota do exame do Enem, o Prouni faz a seleção dos candidatos, mas lembre-se: para concorrer, é preciso ter feito mais de 450 pontos na prova e não ter zerado na redação.

Para concorrer à bolsa integral, há um requisito importante, é preciso comprovar a renda familiar de até um salário e meio por pessoa. E para concorrer à bolsa parcial, uma renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.

Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)

Este programa é para quem quer muito ingressar numa instituição de educação superior, mas precisa daquela ajudinha para bancar a mensalidade. O Fies é um programa de financiamento criado pelo governo federal e que possui juros mais baixos do que se você financiasse as mensalidades, por conta própria, em uma instituição financeira, por exemplo.

Para participar do processo seletivo que garante o direito ao financiamento, o estudante deve estar matriculado em uma instituição privada que seja cadastrada no Fies, acessar ao site oficial do programa e realizar um cadastro.

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com