Destaque, Dicas de estudos, Educação, Enem, MEC

Dicas para criar resumos infalíveis

Veja como é fácil criar registros eficazes para seus estudos

1. Como resumir um texto?

Primeiramente, leia o conteúdo integralmente e sem pressa. Fazendo isso, você tem a possibilidade de conhecer a estrutura dele, e como o autor construiu sua linha de pensamento, por exemplo. Sublinhe também trechos que considerar importantes para serem colocados em seu resumo.

2. E se for um filme, um vídeo ou uma aula, como faço?

Sabe bloco de notas? Seja ele de papel ou do celular, pode ser bastante útil para anotar pontos-chave do que está sendo estudado. Marque tudo que for importante para criar um resumo bem bacana depois.

3. O que devo colocar?

Lembre-se de destacar conceitos, definições, processos e relações. Depois de ter sublinhado as ideias principais, anotado informações importantes nas aulas e nos vídeos, chegou a hora de pegar esse apanhado de informações riquíssimas e transformá-las em resumo.

4. Criando um texto para chamá-lo de seu!

Se é a primeira vez que está fazendo o resumo de determinado conteúdo, pode parecer que ele está incompleto, ou faltando informações. Fique tranquilo, isso pode acontecer sim, e é bastante comum.

Elabore o resumo e deixe as lacunas e dúvidas em aberto para preenchê-las numa próxima pesquisa. Esse recurso reforça seu estudo, dando a oportunidade de se apropriar ainda mais do tema.

5. Posso desenhar?

Algumas pessoas têm mais facilidade de organizar suas ideias e pensamentos com esquemas, desenhos ou mapas mentais. Vamos relembrar como organizar os estudos desta maneira? Leia a matéria, clicando aqui.

6. Vamos fazer um teste?

Para saber se o resumo ficou bom e se conseguiu colocar tudo que é mais importante sobre o assunto abordado, temos que testá-lo. Como? Respondendo exercícios, simulados e provas. Pratique e torne-se fera em produzir resumos. Para treinar ainda mais, ajude seus amigos a também organizar todos os conteúdos do Enem!

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com