Destaque, Dicas de estudos, Dicas de português, Educação, Enem, Redação

Conheça os 5 elementos básicos para escrever uma boa dissertação

Garanta nota máxima na redação do Enem com essas dicas

Leia a proposta da redação e os textos motivadores

Em todos os exames do Enem, é fornecida uma lista de orientações sobre o que o avaliador espera de sua redação. É nesta lista que você saberá onde deve focar.

Faça a leitura atenta de todos os textos motivadores. Se preferir, grife os trechos que considerar importantes para o desenvolvimento do seu texto ou, anote essas informações em uma página de rascunho para utilizá-las depois.

Mostre sua opinião, mas seja claro, objetivo e coerente

É aqui que você vai expressar o que entendeu dos textos de apoio. Desenvolva seus argumentos com clareza, e lembre-se: na escrita de textos dissertativos, não se deve usar a primeira pessoa do singular.

Evite excessos!

Escreva de forma simples, evitando erros e perda de pontos na redação. Procure não se prolongar muito em frases longas para não perder a linha de raciocínio.

Amarre bem as suas ideias

Já ouviu dizer que todo texto deve estar coeso? Coesão consiste na organização do texto, ou seja, ele deve estar escrito corretamente tanto na questão gramatical quanto na parte ortográfica. Os conectivos também devem ser utilizados de forma consciente – as preposições e as conjunções, por exemplo –, para que as frases estejam bem articuladas e relacionadas com toda a ideia do texto.

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com