Destaque, Dicas de estudos, Educação, Enem, MEC

Conheça o método de avaliação do Enem

Entenda como funciona a Teoria de Resposta ao Item

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no Enem é utilizada a Teoria de Resposta ao Item (TRI). A TRI é uma metodologia elaborada por um grupo de professores, que tem o objetivo de avaliar as habilidades do candidato nas cinco competências da prova, que valem 200 pontos cada uma.

Com esta teoria, são considerados não só os acertos, como também o equilíbrio entre as respostas fornecidas no Enem. O resultado é analisado por meio dos índices de dificuldade (fácil, médio, difícil); de discriminação e de acerto. Com a análise desses índices, é possível saber se a resposta assinalada foi um “chute” ou se o estudante realmente sabia a resposta correta.

E é exatamente por isso que, mesmo que você e seu amigo tiverem a mesma quantidade de acertos, não significa que ambos adquiriram a mesma nota final.

Então, não adianta acertar as mais difíceis e errar as fáceis. O importante é entender qual o peso relevante para cada área de conhecimento e ficar bem no ranking de classificação.

Para lembrar como são divididas as áreas do conhecimento, acesse a matéria sobre a prova clicando aqui.

E para ler novamente o edital, entre outras informações, acesse a página oficial do MEC, enem.inep.gov.br.

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com