Destaque, Dicas de estudos, Dicas de português, Dicas para escrever bem, Educação, Enem, Redação

10 dicas para ir bem na Redação do Enem

Leia abaixo mais detalhes sobre as 10 dicas para ir bem na Redação do Enem

1. Treine, treine, treine

Craque que é craque tem suas horas de dedicação ao treino, então, para se tornar fera em redação é preciso praticar muito. Se não tem certeza de que está mandando bem em suas produções, faça o seguinte: junte aqueles amigos que também estão se preparando para o Enem e organize um grupo de estudos de redação, trocando as produções um com os outros. Com isso, você vai melhorando a qualidade do resultado final.

2. Que tal começar a prova do Enem com a redação?

É comum que os estudantes a deixem por último. E após resolver todas as questões, normalmente ficam exaustos e sem disposição para produzir um belo texto. Sendo assim, aproveite ao máximo a “cuca fresca” para começar a prova com a produção do texto.

3. Não fuja do tema!

Leia com atenção o enunciado e o material de apoio para não escrever um texto incoerente ao tema e nem zerar sua nota.

4. Deu branco? Peça ajuda aos textos de apoio

Os textos de apoio para a redação ajudam você a clarear as ideias sobre o assunto e a relembrar palavras-chave sobre o tema. Além disso, vão ajudá-lo a construir uma base teórica para a composição de seu texto. Mas cuidado para não cair na armadilha de copiar trechos, ou algo do tipo. Construa tudo com suas próprias palavras!

5. Rascunhe antes de escrever sua redação definitiva

Fazendo um rascunho, é possível esboçar as ideias no papel, analisar todas elas e escolher qual se encaixa melhor na composição do texto, organizando tudo para transformar essa chuva de ideias em redação. Quanto melhor estiver organizado, argumentado e fundamentado, maiores são as chances de garantir uma boa pontuação.

6. A escolha do título

Caso seja muito difícil para você dar títulos às suas redações, não se preocupe, o título na redação do Enem não é obrigatório. Mas se faz questão de dar “nome aos bois”, ou seja, dar título ao seu texto, atente-se a escolha, sem repetir frases dos textos de apoio, por exemplo.

7. Seja original

Ser original não significa que você precisar compor um texto genial, ou apresentar algo que vá levar um prêmio Nobel. Mas que sua redação seja bem estruturada com sua linha de pensamento, evitando clichês e sem escrever conteúdo ofensivo.Outro cuidado a ser tomado é com relação à argumentação ao texto. Apresente uma solução viável ao problema apresentado, e não soluções impossíveis, surreais.

8. Para obter um produto final excelente, é preciso revisar o texto!

Para evitar que qualquer erro passe despercebido, faça uma revisão rigorosa antes de passar sua redação para a folha oficial. Caso sinta necessidade de substituir uma palavra ou um trecho, tome cuidado para que a frase não perca o sentido e que fique incoerente com todo o resto. Aproveite também para revisar a quantidade de linhas exigidas na prova: o máximo são 30 e não pode ter menos de oito linhas.

9. Passe a limpo com cuidado

Assim como a revisão é importante, passar a limpo também é. Tome muito cuidado para não esquecer de passar algum trecho ou passar algum erro, pois serão descontados da sua nota final.

 10. Se terminar a redação com a palavra “fim”, certamente não terá um final feliz!

O tipo de texto exigido para a redação do Enem é dissertativo-argumentativo, aquele que expressa opinião sobre o tema. Os textos que podem ser finalizados com a palavra “fim” são os narrativos, que contam histórias de ficção, por exemplo.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com